domingo, 16 de novembro de 2008

Ella

3 comentários:

Anónimo disse...

Every time we say goodbye
I die a little
Every time we say goodbye
I wonder why a little
Why the Gods above me
Who must be in the know
Think so little of me
They allow you to go

When you're near
there's such an air
of Spring about it
I can hear a lark somewhere
begin to sing about it
Theres no love song finer
But how strange the change
From major to minor
Every time we say goodbye

Amélia disse...

...e um outro:
OUTRO LADO


Não consigo dormir. Há poucas horas
despedi-me de ti - «every time
we say goodbye
I die a little». Devo habituar-me
às fases dessa lua a que obedeces,
às estranhas marés de cada instante
que tu sabes viver como se fosse
o único, o melhor da tua vida
isente de remorsos e de apegos,
tão próxima de tudo. A minha dor
vai-se apagando à medida que um anjo
desce ao meu quarto e começa a torná-lo
fugaz imitação de um paraíso
em que até o meu nome se alterasse.

Não há nada a fazer, no entanto:
o facto é que, apesar de algum amor,
eu não me chamo Pedro,
mas sou ainda demasiado humano
para me libertar. Ainda não despertei,
ainda não tenho trinta e cinco anos
como Siddharta no momento em que
terá visto o vazio, escutado o inaudível.

Aquilo que vislumbro a esta hora
são rápidos reflexos de uma silhueta
que só podes ser tu
entre o céu e o mar, nessa noite
de lua cheia, quando abandonámos
um restaurante junto ao Guincho. Eu queria
ficar também assim, unir-me devagar
à linha do horizonte, sem saber
distinguir as fronteiras de coisa nenhuma.

Não hei-de conseguir: por mais que tente,
por mais que me desprenda ou desaprenda
os ritos e os ritmos do corpo ou da alma,
hei-de lembrar-me dos teus olhos vagos
e hei-de supor que estavam procurando
dizer-me qualquer coisa. Apenas o silêncio
poderia falar como eles
nessa plena doçura de existir
na maior paz do mundo. E contudo, pra mim
cada palavra se conjuga sempre
com outras palavras, e assim por diante
até ao infinito, até formarem
por exemplo um poema como este
- inútil quer pra mim, quer pra ti
ou pra qualquer leitor que nele ainda
pretendesse encontrar alguns vestígios
dessa tão pobre e má sabedoria
à qual, já só por hábito literário,
gostamos de chamar o coração.

Despedi-me de ti há pouco tempo,
mas continuo a ver-te, ignorando
por que me agrada ainda a sensação
de ter morrido mais um pouco. A vida
vai arrastar-me ao longo de outras vidas
entre o maelström dos bares onde irei afogar
esta ansiedade exausta – não é grave,
eu sei que não é grave e que entre nós
há-de restar plo menos a sombra de um anjo
que nos segrede uma palavra mágica
e saiba prolongá-la em tudo o que algum dia
- talvez daqui por meses, anos, séculos –
ainda formos capazes de sentir.

Fernando Pinto do Amaral

A Escada de Jacob, Assírio & Alvim, Lisboa,1993

Menina Limão disse...

"this video has been removes due to terms of use violation"

e agora? fiquei sem saber o que era.

o que era?

exílios

A minha Lista de blogues

  • A real dimensão da demência, enfim revelada
    Há 12 minutos
  • *Víkingur Ólafsson* *GOLDBERG VARIATIONS* *Deutsche Grammophon* Digamos, para simplificar, que este é um dos quatro ou cinco álbuns realmente prodigiosos ...
    Há 6 horas
  • É então verdade que poderei ir estrada fora até apetecer? Assim indagou o escravo na hora da libertação. É verdade pois não haveria de ser? Assim lhe dis...
    Há 7 horas
  • Existiam mundos, diz-me ele, infinitamente vastos e povoados e podem ainda espreitar-se por vezes num tremor de água fria, ouve-se o choro de antigas cultur...
    Há 5 dias
  • O café está aberto anda, os mortos estão lá sentados em cadeiras acorrentadas, bebendo vinho À nossa custa. Há algumas casas – Retiradas do mar – a ver. Um...
    Há 3 meses
  • Escala de Heidegger, ii. Viver é morrer-se aos poucos. Segismundo.
    Há 5 meses
  • Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
    Há 6 meses
  • Esta é a notícia da temporada.
    Há 6 meses
  • A vida é uma ferida? O coração lateja? O sangue é uma parede cega? E se tudo, de repente? EDUARDO PITTA 09-08-1949 / 25-07-2023
    Há 9 meses
  • Duas despedidas tristes: a de Paulo Tunhas (1960), filósofo, cronista, poeta, professor; e a de Luís Carmelo (1954), romancista, professor, poeta, ensaís...
    Há 11 meses
  • Bom dia, Cláudia, minha velha amiga Vim para dois dedos de conversa Porque uma visão insinuou-se e deixou uma sementinha enquanto dormia E a visão que me ...
    Há 1 ano
  • *JOSÉ BENTO* *30* Difícil florir no Inverno. Mas pétalas afoitam-se: cresce um murmúrio da escuridão humosa, co...
    Há 1 ano
  • Há 2 anos
  • Sobre a culpa, o remorso e seu enfrentamento, tão doloroso quanto necessário. Ler o artigo completo
    Há 2 anos
  • Estamos em plena temporada de comemorações da viagem de Fernão de Magalhães. O arranque ocorreu no passado dia 20, assinalando 500 anos da partida da arm...
    Há 4 anos
  • O português é sofrível, mas quer aprender programação neurolinguística. Chumbou a história, mas prega a dieta paleo. Não pratica exercício, mas cura-se c...
    Há 5 anos
  • André Dias, «A sobrevivência da abjecção | The Survival of Abjection», in *Electra* 2: Estupidez | Stupidity, ed. António Guerreiro, Fundação EDP, Lisbo...
    Há 5 anos
  • daniel faria (1998)
    Há 6 anos
  • Helena Feital* *Depois da visita à Fundação José Saramago* Sentia-me como num palco vazio de emoções. Como começar ao fim de tanto tempo? E de...
    Há 6 anos
  • teste. ...
    Há 7 anos
  • Jean Paul, retratado por Heinrich Pfenniger, 1797-1798.
    Há 7 anos
  • (clique na imagem para a aumentar)
    Há 8 anos
  • 日本では、労働安全衛生法という法律によって、事業主や医療保険者、自治体が定期的に健診(健康診断)を実施するように義務付けており、これによりすべての人が、無料もしくは一部自己負担で健診を受診できるようになっています。40歳未満のお勤めの方が受けるのが、一般健康診断(職域健診)で、定期健診や雇入時健診などが該当し...
    Há 8 anos
  • Já está disponível, desde ontem o meu livro, *Em Português, Se Faz Favor*.
    Há 8 anos
  • "Uma Década Queer" Este blogue tem estado parado desde que comecei a trabalhar num outro, Persona Grata, lançado em Março de 2015. Ao mesmo tempo, estive o...
    Há 8 anos
  • https://kitchenghosts.carbonmade.com/
    Há 9 anos
  • demasiado depressa o silêncio de braços inertes não consigo alcançar-te ou olhar-te sequer nem colher a tempo tudo o que devia (tudo o que julgo que dev...
    Há 9 anos
  • http://www.homedesignv.com/inspiring-pictures-of-wall-decorations-for-living-rooms http://www.homedesignv.com/retro-kitchen-table-sets-picture-ideas http://w...
    Há 9 anos
  • a ser vivido em directo no facebook e que me levou às boas-vindas deste blog no longínquo ano de 2006 e o eterno desejo do regresso à bloggagem boas tardes ...
    Há 9 anos
  • «Tu és como o Morrisey, *depois* dos Smiths», disse-me ele num bar qualquer da Bica. Foi há muito tempo. E esta manhã, sem que eu saiba explicar porquê, a ...
    Há 10 anos
  • Há quase um ano, entrei neste lugar escuro para abrir as janelas de par em par, fazendo promessas que obviamente não saberia cumprir, mas fazendo-as ainda ...
    Há 10 anos
  • Há 10 anos
  • mesmo que faça frio não aproximes do fogo um coração de neve a papoila e o monge josé tolentino de mendonça
    Há 10 anos
  • *CARTA AO FILHO* filho, já não há sangue do meu correndo nas tuas veias, há uma humidade opaca nesta ferida, sinto-me um sopro enchendo a fissura da ro...
    Há 10 anos
  • A MENSAGEM FOTOGRÁFICA* Roland Barthes A fotografia de imprensa é uma mensagem. O conjunto desta mensagem é constituído por uma fonte...
    Há 11 anos
  • Advent - the first Roman Catholic holiday of the year (Advent - coming from the Latin). Advent is the Advent, which are associated with many rituals and cu...
    Há 12 anos
  • junho nunca se aprende apenas surge e desenha o sol que novembro apaga e contudo desceste a vida de novo para morrer no papel
    Há 12 anos
  • «Potentia scriptoris perfecti in arte sua cum non scripserit», Avicena.
    Há 12 anos
  • LUZ NUM CÉU DE DIAMANTES quando as ruas das cidades dormitório se esvaziam, os velhos tomam conta das crianças pequeninas e contam-lhes, baixinho, uma his...
    Há 13 anos
  • «Caminhava eu com dois amigos pela estrada, então o sol pôs-se; de repente, o céu tornou-se vermelho como o sangue. Parei, apoiei-me no muro, inexplicavelm...
    Há 13 anos
  • *Carnac**fragmentos* 1 Mar à beira do nada, Que se mistura ao nada, Para melhor saber o céu, As praias, os rochedos, Para melhor os receber. 2 ...
    Há 13 anos
  • There is always something left to love [image: Photobucket] *Gabriel Garcia Marquez*
    Há 13 anos
  • A partir de agora aqui. Ainda sem links e outras mariquices, mas já com a maior assiduidade que desejo. Aqui, portanto. Aqui.
    Há 13 anos
  • "suponho que as pessoas, à força de se gastarem tanto a si e aos outros pelas palavras, são pelo menos coerentes ao reconhecerem sabedoria numa língua ca...
    Há 13 anos
  • *owen pallett*, por *they shoot music*
    Há 14 anos
  • A «coisa» chamada Os Livros Ardem Mal – um encontro mensal no Teatro Académico de Gil Vicente e este blogue – recebeu um dos Prémios LER/Booktailors: o Pré...
    Há 14 anos
  • Robert & Shana Parkeharrison *se alguém disser que morri, avança até à varanda do céu,* *escuta a noite e recolhe o meu corpo da espuma dos planetas.* *nã...
    Há 14 anos
  • *http://universosdesfeitos-insonia.blogspot.com/*
    Há 14 anos
  • 'Agora tenho medo.' dizia. Tremia como a asa fria de um pássaro; pousava devagar no poleiro, vinha cheio de sombra e entrava nos quartos com uma humidade a...
    Há 14 anos
  • um cravo é um cravo mas um cravo atravessado nas mãos do meu Pai é uma revolução
    Há 15 anos
  • apagar versus ajuntar Ao invés de apagar os vários blogs "pessoais" que tenho tido ao longo destes tempos blogosféricos, resolvi utilizar a ferramenta de ...
    Há 15 anos
  • *há vontade* *à vontade*
    Há 15 anos
  • [image: Photobucket] Novos Sítios / New Places --------------------------- In Photo Mode SoundScapes
    Há 15 anos

Etiquetas